sábado, 12 de fevereiro de 2011

DESPERTA OS DONS QUE HÁ EM TI.

DESPERTA OS DONS QUE HÁ EM TI.
Pr. Isaias Andrade Lins Filho, Pastor da Igreja Batista dos Mares (CBB).
Trago para reflexão  algumas considerações sobre este assunto de muita relevância e, o faço com esteio na Palavra do Senhor.

Vale a pena, recordar o texto, e fazer a leitura de I Cor. 12:1-11. Este texto  merece profunda reflexão, porque trata de maneira clara e bastante tranquila, sobre essa pessoa maravilhosa da Trindade Santa, o "Espírito Santo", e, o que essa pessoa tão relevante tem para todos nós, crentes em Cristo Jesus, batistas ou não, através dos "dons espirituais", que são dados e repartidos  da forma como o Espírito quer.
Os dons do Espírito Santo são os meios inquestionáveis, através dos quais, nós os crentes, membros do Corpo de Cristo, integrantes da Igreja do Senhor, somos capacitados, habilitados e totalmente equipados para podermos realizar com autoridade e poder, a obra de Deus.

Não posso negar a ninguém, que o meu desejo de escrever sobre este assunto e trazê-lo para o nosso povo batista, sinto ser vontade de Deus, sobretudo quando me deparo com o que diz a Palavra em I Cor. 12:1, "a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes..." e, é por este motivo, com esteio nas Escrituras Sagradas, que ouso salientar que sem os dons do Espírito Santo, o Corpo de Cristo, a Igreja do Senhor, ao contrário de ser um poderoso organismo, vivo, cheio de graça e de unção, passaria a ser simplesmente uma organização social, utilitarista, humana  cheia talvez de religiosidade, mas, sem o poder e as características espirituais que a Igreja do Senhor deve carregar consigo.

Já li com espanto, diversas vezes, em algumas lições que mestres respeitados e queridos ministraram, principalmente nas revistas da Escola Bíblica Dominical, em que escritores e comentaristas ao questionarem se os dons do Espírito Santo ainda permaneciam nos dias atuais, respondiam ao povo dizendo:

 “Alguns sim; outros não (grifo nosso)." (Revista Compromisso - JUERP, 1994, pg. 32), aonde é que está escrito na Bíblia isto? Em lugar nenhum. Isto soa como um verdadeiro  disparate, haja vista que a ninguém é conferida a condição de dizer se o Espírito Santo de Deus que atuou sempre na história do Povo de  Deus iria  doravante deixar de atuar e também deixar de conceder alguns dos Dons do Espírito

Meus amados, eu sei que a obra que o Senhor está realizando no meio do povo batista é esplendorosa e, tal evidência, me confere a condição de dizer com letras maiúsculas e, se questionado for, se os dons permanecem  ainda hoje, de poder responder  com muita tranquilidade:
"SIM, TODOS OS DONS DO ESPÍRITO SANTO, NA VIDA DA IGREJA, PERMANECEM NA SUA INTEGRIDADE, PORQUE A BÍBLIA DIZ QUE SIM" e embora homens  queridos, mestres respeitosos pensem de outra forma e queiram negar, prefiro ficar com a Palavra do Senhor que em I Cor. 12:4 diz: "Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo" (grifo nosso), isto é, Aquele Espírito Santo que deu e que repartiu, é o mesmo que dá e que reparte te hoje, a cada um, como quer, e que amanhã e futuramente continuará a dar e a repartir, para a edificação do Corpo de Cristo que é a Igreja do Senhor.

Vale destacar também o fato de que muitos sempre confundiram os nove (09) dons do Espírito Santo, com as 09 manifestações do fruto do Espírito Santo, que se expressa através das nove (09) características, indispensáveis à verdadeira vida cristã, isto é, o cristão verdadeiro tem que manifestar o fruto, deve frutificar no seu dia a dia, e manifestar a todos que com ele convivem, essas nove (09) características do fruto do Espírito, quais sejam: AMOR, GOZO, PAZ, LONGANIMIDADE, BENIGNIDADE, BONDADE, FÉ, MANSIDÃO e TEMPERANÇA, conforme Gál.5:22. Portanto, é importante  fazer um destaque, inclusive é oportuno destacar e  esclarecer que fruto é uma coisa e, dons, outra coisa.
O fruto do Espírito Santo faz o crente sentir a necessidade de ter o seu caráter, moldado pelo caráter do Mestre, o nosso Senhor Jesus Cristo, enquanto os dons do Espírito Santo, são as capacitações especiais que o Espírito concede aos cristãos, para com poder, com graça e com unção, realizar com autoridade a obra do Senhor.

Sinto-me, pois, à vontade em escrever para crentes, e de maneira singular para o nosso povo batista sobre o tema dos "Dons do Espírito Santo", não só porque a Palavra de Deus admoesta e ensina aos crentes que assim o busquem: "segui o amor e buscai com zelo os dons espirituais..." (grifo nosso) - I Cor. 14:1, mas, também, porque ao falar a Timóteo seu filho na fé, o Apóstolo Paulo querendo encorajá-lo a suplantar as dificuldades e destacando os grandes problemas que mercê da Graça de Deus, dos mesmos já havia obtido a vitória, Paulo lhe admoesta dizendo: "reaviva o Dom de Deus que há em ti" - II Timóteo 1:6 (Pastor Shedd traduz por reavivar, usando um verbo que significa fazer o fogo subir com vida, reatiçar, para que Timóteo permitisse que o Dom que lhe fora dado pelo Espírito ardesse nele), cujo Dom era o de profecia, recebido pela imposição de mãos do presbitério (I Timóteo 4: 14). Quando estudamos sobre os Dons do Espírito Santo, somo despertados a buscar os dons.

Por certo , em outros escritos que adiante virão, estaremos observando o que a Bíblia Sagrada nos ensina sobre os dons do Espírito Santo, conforme mencionaremos a seguir:
a) Palavra do Conhecimento, Palavra de Sabedoria e Discernimento de Espíritos;
b) Dons de Curar, Dons de Operação de Milagres e Dom da Fé;
c) Dom de Variedade de Línguas, Dom de Interpretação de Línguas e Dom de Profecia.
Nós iremos  devagar, com calma e prudência, mas, que Deus está fazendo uma grande obra no meio do povo batista, está!
Louvado seja o Senhor!

Pr. Isaias Andrade Lins Filho, Pastor da Igreja Batista dos Mares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário