quinta-feira, 3 de março de 2011

O NOVO NASCIMENTO E A NOVA NATUREZA


IGREJA NOS LARES

Estudo 2 – O novo nascimento e a nova natureza.

Aos líderes:- Metodologia – O método de perguntas e respostas, combinado com preleção, dinamiza o desenvolvimento da reunião. Nunca monopolize a palavra, lembre-se que não se trata de um culto onde apenas o dirigente fala e os outros ouvem em silêncio. Todas as reuniões de pequenos grupos, inclusive classes de Escola Bíblica deveriam seguir esse princípio. Lembre-se que o líder é um facilitador e não um mero professor à antiga.


Bem vindo: Saudar as pessoas presentes, principalmente os visitantes, dando-lhes um bem vindo bem caloroso. Dê oportunidade para que todos se apresentem. O bem vindo ou quebra-gelo é um tempo para todos relaxarem suas mentes e se desligarem das tribulações do dia.


Após faça uma oração abençoando os presentes.

Exaltação:- Exaltar o nome do Senhor com cânticos.

Estudo:– O NOVO NASCIMENTO E A NOVA NATUREZA.




Verso para decorar:- "Estou crucificado com Cristo, e já não vivo eu, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim". Gálatas 2. 20.
O novo nascimento: João 3.3-5.

O homem após o pecado separou-se de Deus passando a andar no caminho da morte eterna. Espiritualmente estava morto. Ao se voltar para Deus através de Jesus Cristo o homem tem o seu espírito recriado, renasce espiritualmente, podendo agora chegar à presença de Deus.

Somos lavados através da água que é a Palavra de Deus, recebendo  o Espírito Santo que vai operar em nós o maior dos milagres: o renascimento espiritual.

Velho homem X Novo homem.

Quando nascemos de novo espiritualmente passamos a ter em nós duas naturezas opostas:

  •  O mau que representa a carne, continua existindo em nós e também é chamado de o velho homem ou velha natureza. Vejamos suas características descritas em Efésios 4.17-21.
  •  O bem que representa a nossa nova vida espiritual em Cristo Jesus, conforme veremos abaixo. É a justiça e a santidade de Deus em luta contra o mal que é operado pelas forças de Satanás, o inimigo de nossas almas.

Como surge a nova natureza – Romanos 8.8-11.

No momento em que Cristo vem morar em nós, a nova natureza cria vida, o Espírito de Deus passa a morar dentro de nós, o nosso corpo passar a ser templo do Espírito Santo. Devemos entregar-lhe o comando de nossas vidas.

Fortalecendo o novo homem.

Nossos filhos para crescerem com saúde devem se alimentar de forma saudável, assim também acontece com o nosso novo homem, com a nossa vida espiritual, com o discípulo. De acordo com Efésios 4.21-24 vamos fazer uma lista do que devemos fazer para fortalecer o novo homem:-
  1. Despojar ou despir-se do velho homem.
  2. Renovar a nossa mente.
  3. Revestir-se do novo homem.
De acordo com Efésios 4.25-32, o que devemos renunciar?
  • A mentira.
  • A ira constante.
  • Os conselhos do diabo.
  • O furto, o roubo.
  • As palavras más.
  • A amargura, ira, cólera, gritaria, blasfêmias, malícia.
Oração:- Vamos confessar pedindo o perdão do Senhor e também renunciar os nossos atos que têm entristecido o Espírito Santo de Deus que habita em nós.

TAREFA:- Durante a semana faça uma lista de coisas que estão presentes em sua vida e que pertencem à velha natureza. Renuncie a elas e peça o perdão do Senhor.

Cadeira vazia:

Coloque uma cadeira vazia no centro da reunião e peça aos presentes que durante a semana convidem alguém para se assentar nela.

Encerramento:- Encerrar orando pelas necessidades apresentadas pelos presentes.

Ivo Gomes do Prado - Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário