sexta-feira, 11 de março de 2011

Os Terremotos de Deus




Estudo Por Frankcimarks Oliveira
Desenvolvido a partir de uma mensagem do Pr. Islã da Assembléia de Deus
XVII COMADESP( Congresso de mocidade das Espinharas)

Obs: Os terremos aqui mencionados aconteceram literalmente, porém devemos vislumbrar neste estudo também de forma espiritual. Claro que ao falarmos escatologicamente estes terremotos ocorrerão de fato!

I-Deus manifestou seu grande poder ao fazer o monte Sinai estremecer com sua Glória. Moisés e os hebreus experimentaram o terremoto de Deus em plena consagração e receberam os mandamentos do Senhor(Ex 19.18)

II-Deus manifestou seu grande poder ao fazer o monte  Horebe estremecer com sua presença. Elias experimentou o terremoto de Deus no auge de seu ministério ao vencer os profetas de Baal. Porém Elias estava deprimido, desanimado e temeroso, havia pedido a própria morte ao Senhor.Elias recebeu instrução do Onipotente e obedecera. Obs:O Mesmo Deus que sacudiu o monte foi o que falou com voz suave ao profeta: Sai da caverna, Elias!

III-Deus manifestou seu grande poder ao fazer o monte Gólgota estremecer na morte de seu Filho na cruz do calvário. Jesus Experimentou o terremoto de Deus no fim  de sua vida e de seu ministério .Jesus estava sentindo-se desamparado, estava humilhado perante todos, mas confiando em seu Pai. Sua morte provocara o terremoto que fez abrir as sepulturas e reviver os seus mortos.(Mt 27.51-52)

IV-Deus manifestou seu grande poder ao fazer o sepulcro de seu filho estremecer com a descida de um anjo que removeu a sua pedra. Maria Madalena e sua amiga experimentaram o terremoto de Deus num momento de sofrimento e desilusão, visto que seu Mestre havia falecido. Estas mulheres continuavam a servir seu Senhor, pois iam ungir o Rabi da Galiléia, elas encontravam-se servindo...Seu amor por Cristo e sua busca lhes proporcionaram uma experiência excepcional: Viveram o terremoto de Deus!

V-Deus manifestou seu grande poder ao fazer o lugar em que seus discipulos estavam reunidos estremecer com o clamor unânime de todos. A igreja primitiva experimentou o terremoto de Deus em um momento de perseguição pelas autoridades religiosas da época.Pedro e João sofreram graves ameaças da parte daqueles porque pregavam o evangelho de Jesus com ousadia e autoridade, ou seja, por obedecerem a ordem do Mestre: Ide! A igreja estava unida num só propósito: continuar anunciando o reino de Deus e o amor de Cristo ao mundo. Ao levantarem um clamor, buscando assim o reino celestial, Deus manifestou seu poder sacudindo tudo em volta.(At 4.31,32)

VI-Deus manifestou seu grande poder ao fazer a prisão em que Paulo e Silas estavam presos estremecer enquanto estes oravam e cantavam louvores ao Senhor. Isto ocorreu em um momento de dor, visto que Paulo e Silas foram torturados porque pregaram o evangelho em Filipos e expulsaram um demônio de advinhação de uma mulher. Estes homens tinham motivos para murmurar e reclamar de suas vidas, porém uniram-se em oração para louvar e adorar ao Deus Todo Poderoso. Encontravam-se servindo ao Senhor que lhes havia chamado para tal obra. Em meio a perseguição e a dor Paulo e Silas e todos os prisioneiros daquela base experimentaram o terremoto de Deus. (At 16.26)

VII-Deus manifestrá seu grande poder ao fazer o Monte das Oliveiras estremecer e partir ao meio ao pisar seus pés no horto para pelejar por Israel no Armagedon.Todo o povo clamará e pranteará, então Jesus socorrerá aquele povo com a espada de sua boca. Os exércitos inimigos serão engolidos pelo terremoto. Com isso lembramos:

1-Da vitória de Jonathan contra os Filisteus, em que Deus derrotou os inimigos de seu Povo com um tremor de Terra:

E houve tremor no arraial, no campo e em todo o povo; também a mesma guarnição e os saqueadores tremeram, até a terra se estremeceu porquanto era tremor de Deus.
Olharam, pois, as sentinelas de Saul em Gibeá de Benjamim, e eis que a multidão se dissolvia, e fugia para cá e para lá.(I Sm 14.15,16)


2-De quando Deus engoliu os rebeldes andarilhos do deserto que se levantaram com o ungido do Senhor, Moisés:

E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra que estava debaixo deles se fendeu.
E a terra abriu a sua boca, e os tragou com as suas casas, como também a todos os homens que pertenciam a Coré, e a todos os seus bens.(Nm 16.31.32)


Em ambas situações Deus promoveu um tremor de Terras para exercer Juízo contra seus inimigos.Logo entendemos que Deus promove terremotos com dupla finalidade: Recompensar seus servos, despertá-los, honrá-los, libertá-los e também para exercer juízo.

Quanto ao Fazer terremotos para exercer juízo:

1-No grande Dia do Senhor:

E será que aquele que fugir da voz de temor cairá na cova, e o que subir da cova o laço o prenderá; porque as janelas do alto estão abertas, e os fundamentos da terra tremem.(Is 24.18)

Do SENHOR dos Exércitos serás visitada com trovões, e com terremotos, e grande ruído com tufão de vento, e tempestade, e labareda de fogo consumidor.(Is 29.6)


2-Nos sinais da segunda volta de Cristo:

E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.(Lc 21.11)

Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.(Mt 24.2)

Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.(Mt 24.7)


3-Nos dias de Tribulação do Apocalipse:

E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue;(Ap 6.12)

E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos.(Ap 8.5)

E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu.(Ap 11.13)


Que possamos experimentar tão somente o terremoto de Deus por agradarmos ao Senhor e não por aborrecê-lo. Muitos homens e mulheres de Deus experimentaram seu Terremoto Santo e poderoso. Porém muitos inimigos de Deus também experimentaram e experimentarão um terremoto de Juízo deste mesmo Deus.

Conclusão:

Aprendemos que:

1- O Terremoto de Deus ocorre quando estamos o servindo e fazendo sua vontade;
2-Quando nos consagramos para receber seus mandamentos;
3-Quando estamos nas cavernas da vida, com medo e desanimados,seu terremoto e sua voz nos encoraja a prosseguir na caminhada Cristã;
4-Quando nos encontramos unidos e em fervorosa adoração, mesmo em momentos difíceis Deus manda seu terremoto;
5-Quando somos obedientes e mesmo assim passamos por constrangimentos e humilhações, como Jesus, Deus manda seu terremoto para nos dar vida e para nos honrar;
6-Quando estamos enfrentando lutas, dificuldades. Quando o inimigo procura nos derrotar Deus intervém com seu terremoto e nos dá vitória, assim como fez com Jonathan;
7-Quando há rebelião e revolta contra o povo de Deus, quando o pecado na terra é muito grande, o terremoto de Deus é a prova de seu juízo sobre os filhos dos homens.
8-O Terremoto de Deus pode ocorrer no auge de nossas vidas, nos montes ou nos vales, no começo ou no fim de nossos ministérios, na alegria ou nos momentos de sofrimento,nas consagrações ou nos dias de desânimo, etc... 
http://oleaodejuda.blogspot.com/2011/03/o-terremoto-de-deus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário