terça-feira, 28 de junho de 2011

A excelência dos sucos naturais

   Dr. Mercola

 A excelência dos sucos de frutas, de vegetais e de folhas verdes, é tão grande que se as pessoas levassem a sério o conhecimento deste assunto, jamais consumiriam refrigerantes e teriam uma saúde bem melhor. Toda criança dever ser ensinada a tomar sucos naturais de frutas e verduras, para ter uma vida futura mais saudável.

[N.T - Meu pai era um pequeno fazendeiro e fui criada tomando muito suco de tomate, limão, laranja e manga. Talvez por isso eu tenha passado dos 80 anos de idade, sem ter jamais adoecido seriamente e, portanto, nunca ter precisado ser levada a um hospital].

O Dr. Mercola, médico nutricionista americano, fala sobre os alimentos que neutralizam a intoxicação, citando Cherie Calbon, outra especialista no assunto. Vamos ler o que eles falam:

Dr. Mercola: Os sucos são uma ferramenta poderosa para conservar o nosso corpo em ótima saúde e Cherie Calbon, conhecida como “The Juice Lady” (A Senhora do Suco), vai falar sobre isto.

“Virtualmente, cada autoridade no ramo da saúde recomenda que se tomem de 6 a 8 copos de suco de vegetais ou frutas, diariamente. Infelizmente, são poucas as pessoas que o fazem, desprezando este excelente meio de evitar doenças. Todos deveriam apreciar os sucos de frutas e vegetais, pois este tipo de alimento facilita a ação do seu corpo em absorver todos os nutrientes necessários.

Cherie Calbon, cujo apelido é “A Senhora do Suco”, começou a divulgar estas informações, em 1991, quando foi curada de uma porção de doenças, tomando sucos, a partir dos seus 20 anos de idade.

Usando os sucos como desintoxicantes - Tomar suco é um meio de desintoxicar o nosso sistema, sendo esta uma das razões principais por que as pessoas começam a tomá-los. Foi esse efeito desintoxicante que levou Cherie a se livrar de todos os males físicos que a afligiam, os quais incluíam: fadiga crônica, fibromialgia, alergias e candidíase.

O germe de trigo é particularmente um auxílio neste caso, provendo os nutrientes que agem na desintoxicação, principalmente agindo no fígado, onde ocorre a ação para neutralizar a toxidade em nosso corpo.

Dependendo do nível de toxidade, a pessoa deve experimentar reações que a neutralizem, até sentindo-se pior, antes de se sentir melhor. Segundo Cherie, a maioria das pessoas precisa de três meses de ingestão regular de sucos, para começar a melhorar, um fato interessante, pois os glóbulos vermelhos têm um tempo de vida de três meses. Os sintomas de reação nesse período de purificação podem incluir: diarréia, ameaça de resfriado e dores de cabeça.

Após o usuário ter atravessado este período crítico, os benefícios serão quase miraculosos para o mesmo, incluindo: Dormir melhor; melhora na memória, na energia mental e na cognição; melhora no foco; redução nas dores, inclusive de cabeça; eliminação de cravos na planta dos pés.

“É excitante ter escutado muitas pessoas”, diz Cherie: “Uma mulher jovem que tinha cravos na planta dos pés, há muitos anos, e precisava usar sapatos especiais, começou a fazer a dieta de sucos e se livrou desses cravos”.

As lojas que vendem produtos contra a toxidade precisam da assistência de um perito -Contudo, convém notar que 100 vezes mais toxinas podem estar armazenadas em sua gordura do que no seu sangue. Embora os sucos possam ajudar a vencer o excesso de gordura, o que iria reduzir as toxinas armazenadas, eles não irão expulsá-las de sua gordura. Uma intervenção agressiva se faz necessária, por um médico qualificado. Encontrei, recentemente, um médico oncologista que usa altas doses de Niacina, a fim de curar a lipólise (redução de gordura), junto com um exercício para aumentar a temperatura do corpo, seguido de 40 minutos de sauna infravermelha. [A Niacina, também conhecida como vitamina B3, vitamina PP ou ácido nicotínico, é uma vitamina hidrossolúvel cujos derivados (NAD, NADH, NADP e NADPH) ...

Neste processo diário [do uso da Niacina], durante um mês, o seu corpo começa a expulsar as toxinas de sua gordura. Contudo, esta não é uma cura da toxidade, que possa ser feita em casa. Antes de tudo, 20 a 25% das pessoas não podem tolerar a Niacina. Primeiro, ela causa um enorme calor. Segundo, embora ela seja uma vitamina, é considerada como uma droga. Os pacientes começam ingerindo 100 mg, até chegarem a 5.000 mg, a dose máxima. O calor da Niacina toma o corpo inteiro. Desintoxicações tão intensas assim devem ser usadas com extrema cautela, sob prescrição médica.

A perda de peso é mais uma vantagem dos sucos - O livro de Cherie - The Juice Lady Turbo Diet - é orientado, em grande parte, à perda de peso. A obesidade é um dos maiores desafios nos Estados Unidos [N.T. - como também em muitas pessoas de classes alta e média, no Ocidente].Tecnicamente, mais de 1/3 dos adultos americanos é constituído de obesos e 80% têm excesso de peso. Contudo, Cherie não recomenda, especificamente, os sucos como auxílio na perda de peso. Isso pode acontecer como um efeito colateral, no uso dos sucos. Por isso, ela resolveu examinar melhor o assunto e sua investigação conduziu-a, eventualmente, à criação do seu livro.

“Houve dois estudos feitos em 2009. Creio que um deles foi no Baylor College of Medicine e o outro no UC Davis, usando sucos vegetais para conseguir a perda de peso. Tais estudos levaram à conclusão de que as pessoas que ingeriam dois copos de sucos vegetais diariamente, perderam 4 vezes mais peso do que as que não ingeriam sucos, o que é um dado muito significativo. Em um dos estudos, a maioria das pessoas tinha síndrome metabólica e resistência à insulina. Isto é interessante por ser uma condição mais difícil, com a qual trabalhar, e ainda ver resultados na perda de peso... Fiquei realmente excitada e foi quando escrevi este outro livro, dando às pessoas todo o programa de como integrar os sucos vegetais ao seu estilo de vida, com cardápios planejados, listas de compras e fórmulas... Desde esse tempo, temos colhido informações de pessoas, através do país, as quais afirmam ter experimentado esta dieta e estar perdendo peso, muitas vezes depois que nada mais havia antes funcionado”.

Somente tomar sucos não é a única solução para a perda de peso. É preciso que se faça uma alteração na escolha dos alimentos - A verdade é que o hábito de tomar sucos e melhorar o estilo de vida não vai resolver o problema do peso. Uma dieta completa é igualmente importante e o seu livro prescreve uma dieta fraca em glicemia, junto com sucos, para que se consigam resultados máximos. Cherie combina uma dieta diabética com a ingestão de sucos vegetais.

Segundo Cherie, esta combinação tem sido a mais efetiva na perda de peso, para as pessoas com resistência à insulina, com síndrome metabólica ou diabetes. Ela recomenda também que se use o óleo de côco, o qual pode ajudar na perda de peso. A dosagem deve ser de uma colher de chá até uma colher de sopa, diariamente, para este propósito.

Outras razões para se usar o óleo de coco - “Fiquei absolutamente chocada, quando comecei a ler sobre o óleo de coco, porque eu, como a grande maioria das pessoas, havia aprendido que se trata de uma gordura saturada, e a evitar os óleos tropicais... Quando descobri a verdade, quis saber mais e, eventualmente, escrevi o livro - A Dieta do Coco.

Descobri que o óleo de coco, mesmo sendo saturado, é muito útil e maravilhoso. O corpo humano prefere queimá-lo, em vez de armazená-lo, nas células de gordura. Ele é rico em ácido láurico, caprólico e ácidos capróicos gordurosos, os quais, a curto e médio prazo, agem, quebrando a parede das células fermentadas. Há muito tempo, foi feito um estudo, na Nigéria, no University Columbia Hospital. Eles usaram óleo de coco para tratar a candidíase, um dos maiores fermentadores de destruição, e o óleo agiu exatamente contra essa fermentação”.

Contudo, quando você começar a usar o óleo de coco, vai se sentir mal. Por que acontece isso?

Cherie explica: “A fermentação desaparece. Então, diminua a dose de óleo de coco que estava usando e depois, continue.”.

Você pode tomar de uma a 3 colheres de sopa de óleo de coco, diariamente, como dose terapêutica, para matar a fermentação, embora precise ir aumentando a dose; porém, é mais seguro começar tomando apenas uma colher de chá... Seu nível de tolerância depende das funções do seu fígado, por se tratar de uma gordura. Mas, este óleo pode conter calorias demais para uma pessoa, pois 3 colheres de sopa do óleo de coco representam cerca de 400 calorias.

Além disso, muitas pessoas vegetarianas têm um nível de colesterol excessivamente baixo. Nelas, o óleo de coco pode ser efetivamente usado para aumentar o nível de colesterol. Mas, mesmo com um alto nível de colesterol, o óleo não representa perigo algum, a não ser que seja tomado em grandes quantidades.

Você deve ter a certeza de que está usando o óleo de coco virgem e não o processado, no qual grande parte dos ácidos gordurosos saudáveis é eliminada. Cherie e eu também concordamos na recomendação do óleo de coco ser usado em todas as necessidades culinárias, em vez dos outros óleos de cozinha.

“Ele tem um ponto médio de fumegar acerca de 350 graus... A maioria das frituras que fazemos em casa não passa dos 350 graus. Sempre digo que, quando você notar que o óleo está fumegando, é que ele chegou ao ponto em que está começando a oxidar. O exato fato de ser saturado faz com que ele demore mais do que os óleos poliinsaturados, os quais vão oxidar mais facilmente; por isso não recomendo estes óleos poliinsaturados.”.

Para altas temperaturas, digamos, na base de 400 graus, ou equivalente, é melhor usar o óleo de amêndoas.

De quanto suco você precisa? - O programa de Cherie aconselha a tomar sucos duas vezes ao dia. Quem é diabético, hipoglicêmico ou resistente à insulina, deve preferir os vegetais verdes. Cherie também recomenda que se diluam os sucos em pepinos em vez de água, para que sejam adquiridos nutrientes extras. De modo se evita toda e qualquer toxina que possa existir em forma de fluoridos, na água encanada. A quem tome sucos para perder peso, Cherie recomenda um mínimo de 450 gramas de suco, todo dia. O ideal é beber uma jarra de suco diariamente, entre o café da manhã e a noite. Se precisar beber muito suco, recomendo que seja tomado imediatamente, para poupar tempo. Depois, use o conservador de alimentos, ou coloque o suco pronto numa jarra de vidro, enchendo até a boca, para que não haja oxigenação, colocando-a imediatamente no refrigerador. Provavelmente, você vai reter mais de 90% do valor nutritivo do suco, se agir deste modo, e consumir o mesmo, dentro de 12 horas.

Suco para conservá-lo com energia ou acalmá-lo - Além do suco para desintoxicar e perder peso, há mais razões para se incluir os sucos, no sentido de aumentar as energias do corpo, ou acalmá-lo, no final do dia....

“Conversei com uma mulher jovem com dois filhos na faixa de dois anos de idade, a qual chegava em casa cansada, depois do trabalho, e ainda precisava fazer uma porção de coisas; por isso, ela tomava uma taça de vinho. Ela me disse: ‘Eu só pensava em me deitar e dormir’. Pois, agora ela chega em casa, prepara um suco para toda a família e fica cheia de energia, para preparar uma refeição saudável”. Então, é excelente preparar um suco para o dia seguinte e para a noitinha, também... Tome um copo de suco, enquanto está jantando, e tenha uma boa noite de sono”, diz Cherie.

“Muitas pessoas dizem que voltam para casa, muito cansadas e famintas, o que significa que não se alimentaram bem durante o dia. Podem ter deixado de almoçar ou ter comido algo, rapidamente, sentadas diante da mesa de trabalho. Em vez de consumir um saco de chips ou outra coisa do gênero, quando você chegar em casa, vá logo tomar um suco. Assim, vai ganhar energia. O suco ingerido enviará um sinal ao seu corpo de que você já não está tão faminta, pois está alimentada com todos os nutrientes. Portanto, você não vai precisar comer tanto para, certamente, engordar.

Você pode tomar uma pequena quantidade de suco calmante, antes de ir para a cama. Sucos de aipo e romã são calmantes e ajudam no sono”.

Tipos de Alimentos nutritivos e outros alimentos - Este assunto de nutrição é um item que divide os tipos de pessoas em três categorias diferentes.

* Tipos beneficiados com proteínas e gorduras, em grande quantidade, e pouco carboidrato.

* Tipos de pessoas que precisam de grandes quantidades de carboidratos vegetais e pouca quantidade de proteína e gordura.

* Tipo misto, que precisa de apenas um pouco de cada alimento e pode tolerar a maior parte dos mesmos.

Sua genética e bioquímica determinam o tipo ao qual você pertence. Paradoxalmente, até mesmo os alimentos mais saudáveis, como frutas e vegetais, não se adaptam a todos os tipos de pessoas. Eles têm alta porcentagem de potássio e para os tipos de pessoas beneficiados com proteína, os alimentos ricos em potássio conduzem a sua bioquímica em sentido oposto. Por isso, devemos tomar cuidado ao selecionar os alimentos apropriados, mesmo em se tratando de alimentos saudáveis, como os vegetais.

Uma boa ideia é checar como os alimentos diferentes fazem você se sentir: (se fica sonolento, com gases ou letárgico, por exemplo), este é um sinal de que não estão lhe fazendo bem - mesmo sendo considerados alimentos saudáveis. Saudável para você é um alimento que o faz se sentir bem. Ele aumentará o seu nível energético e diminuirá o seu apetite. Tipicamente, se você continuar faminto, isto indicará que você está precisando de mais gordura e proteína, ou de suco, em sua alimentação.

Todos os vegetais devem ser orgânicos, quando usados para se fazer suco? - A produção orgânica, comprovadamente, possui um conteúdo mais elevado do que a produção fresca convencional, e até mesmo existe um incentivo à produção orgânica familiar, a qual tem crescido, localmente. Em média, a produção convencional tem 83% dos nutrientes, comparada à produção orgânica. Contudo, a contaminação com os pesticidas é outro fator importante, no que se refere aos sucos, visto como o usuário estará consumindo maiores quantidades de frutas e vegetais do que normalmente.

O Environmental Working Group´s Guide é um excelente recurso para ajudar a descobrir informação sobre os vegetais orgânicos e os convencionais, que você está consumindo, com menor risco à sua saúde. A lista já está disponível e vejamos:

Pêssegos, morangos, maçãs, cerejas, amoras, nectarinas, espinafre, repolhos, legumes e folhas verdes, batatas, uvas, etc.

A produção abaixo tem uma carga menor de pesticida, quando cultivada, convencionalmente, para o consumo: grapefruit, abacate, cebolas, abacaxi, manga, ervilhas, aspargos e kiwi.

“As pessoas têm me perguntado a respeito dos Sucos Mais, durante anos. Nestes, você não tem biofotos. Como poderia? Eles são processados, por isso você perde o melhor da planta. Portanto, eu prefiro os sucos naturais, para colocar vida em meu corpo.”

Além da fala de biofotos, os sucos processados podem destruir os fatores complementares, que se obtêm, ao tomar sucos, um alimento integral e uma bebida fresca. Em suma, não se pode comparar o suplemento de um suco processado com o de um suco fresco, simplesmente porque o suco processado não contém o mesmo suplemento nem os benefícios de um suco fresco. Mesmo assim, um suplemento é melhor do que nada, em certas circunstâncias, como, por exemplo, numa viagem; porém, não deve ser recomendado como um substituto ao suco regular.

Felizmente, esta entrevista pôde inspirar o leitor a explorar o mundo dos sucos, se já não o tem feito, visto como o suco pode facilitar, maciçamente, a melhora de sua saúde.

O que fazer com a polpa das frutas - Muita gente fica preocupada com o desperdício da polpa das frutas consumidos como suco, as quais, em geral, são jogadas fora, o que pode ser facilmente resolvido. Ela pode ser suada como adubo, no jardim ornamental ou nos canteiros de verduras. Oura boa solução é comê-la.

De uma perspectiva nutricional é muito mais útil comer todo o vegetal, pois suas fibras servem de probióticos e de combustível ao crescimento de sua biobactéria, e como algo que destrói os organismos prejudiciais, como o fermento e a bactéria patogênica. Ora, você deve estar pensando: “Isto é cansativo. Por que deveria eu fazê-lo?”

Basta cobrir a polpa com um pouco de sal do Himalaia, ou de outros condimentos que você aprecie. Um deles pode ser a pimenta vermelha esmagada em vinagre, tornando a polpa mais comestível. O que eu descobri, recentemente, é que se alguém colocar um ovo mole sobre a polpa, com um pouco de manteiga fresca, , ela se torna uma comida deliciosa.

A manteiga e os ovos provêem gordura e proteína, os quais vão melhorar o valor da refeição. Eu costumava sentir fome, após ter tomado um suco; mas, desde que aprendi a comer a polpa com ovos mal passados, passei a me sentir completamente satisfeito.

Alguém pode indagar por que não usar um potente misturador como o Vita Mix, para fazer menos sujeira na cozinha e preparar tudo mais rapidamente? O problema é que a rapidez de processamento no Vita Mix é alta demais, prejudicando alguns dos nutrientes contidos nos vegetais e o suco ainda fica menos saboroso, mais denso, em vez de uma bebida agradável para ser ingerida imediatamente.

O que dizer dos sucos pré-fabricados? – Muitas pessoas que não querem beber os sucos naturais, costumam optar pelos suplementos, como os Sucos Mais, que, supostamente, têm o mesmo valor nutritivo dos sucos frescos. Contudo, existem problemas significativos com os sucos convencionais. Quando se observa a equação custo X valor, para se obter a mesma quantidade de nutrição de um copo de alta qualidade dos sucos vegetais orgânicos, provavelmente será preciso tomar uma garrafa inteira para se conseguir o mesmo valor, o que seria mais dispendioso.



Dr. Mercola - Sources - Juicing is a powerful tool to accelerate your progress towards health. -Mercola.com

Traduzido e adaptado por Mary Schultze, em 28/06/2011.













r e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário