domingo, 20 de maio de 2012

Crianças na Igreja em Células

Jesus ama as crianças. Certa vez, durante seu tempo aqui na terra, ele disse: "Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino do Céu é das pessoas que são como estas crianças" (Mateus 19:15.15). Deus ama as crianças e as prioriza. Nós também devemos fazê-lo.

Sabemos que as crianças são o futuro e, de fato, elas não serão crianças por muito tempo. Algumas vão inclusive ser nossos futuros líderes. Estatísticas dos Estados Unidos nos dão conta de que aproximadamente metade de todos os americanos que aceitam a Jesus Cristo como seu salvador o fazem antes de atingir os 13 anos de idade (43%) e que dois em cada três cristãos nascidos de novo (64%) fizeram seu compromisso com Cristo antes de seu 18° aniversário (Barna, 2004). Claro, isso pode variar mundo afora, mas a verdade permanece: precisamos alcançar as crianças.

Igrejas em células priorizam as crianças tanto nas células quanto nas celebrações. Eu incentivo, por exemplo, igrejas a permitirem que as crianças permaneçam na célula dos adultos para o tempo do quebra-gelo e da adoração. Durante o tempo da Palavra, as crianças podem deixar a célula dos adultos e receber uma lição bíblica personalizada dirigida por um dos membros da célula (se necessário, os membros podem revezar este tempo de ensino). Também funciona exibir um vídeo cristão durante esse tempo.

Quando as crianças estão consistentemente frequentando a célula, ore para que Deus prepare um adulto ou adolescente que deseje liderar a célula das crianças. Pode ser alguém da sua própria célula de adultos ou da sua igreja. As crianças podem, então, reunir-se com seu líder de célula numa sala diferente na mesma casa durante todo o encontro de célula (ou pelo menos durante a parte da lição). Esta é uma célula de crianças normal e permanente que promove um quebra-gelo similar, adoração, lição, oração e evangelismo. A igreja deve providenciar material para o líder de célula de crianças e todo o auxílio necessário.

Outra opção é manter pequenos grupos para crianças em vários bairros pela cidade. Um adulto lideraria esse grupo pequeno. Essas células vespertinas são muito parecidas com os grupos pequenos da Child Evangelism Fellowship.

O ministério com crianças nos domingos de manhã também é fundamental. Você pode não chamar isso de Escola Dominical, mas é a mesma ideia. Adultos recebem ensinamento durante os cultos de celebração. E as crianças também não deveriam receber? Sim, Deus chama as crianças para celebrar e aprender aos domingos.

Este mês, no blog do JCG, estaremos explorando diferentes aspectos das crianças na igreja em células. Pastores experientes de igrejas em células escreverão 28 blogs no tópico de crianças na igreja em células durante todo o mês de maio. Cobriremos:

Semana 1: Fundamentos bíblicos. Quais os fundamentos bíblicos para se focar nas crianças? Jesus ama as crianças. O Novo Testamento é um livro sobre igrejas nas casas, e igrejas nas casas eram cheias de famílias com crianças!

Semana 2: A necessidade de se alcançar as crianças. Os pais são os primeiros discipuladores de seus filhos pequenos e adolescentes. Pais cristãos precisam assumir este papel com seriedade, tanto dentro da célula como fora dela. Ainda assim, muitas crianças hoje em dia têm pais não-cristãos que não podem trazer seus filhos para os caminhos de Cristo. Células de crianças são um salva-vidas para crianças que precisam de Jesus. Igrejas em células alcançam crianças tanto na célula quanto nos cultos de celebração.

Semana 3: Células familiares e células para crianças. Todas as gerações deveriam edificar-se mutuamente. Estamos falando de viver como uma família ampliada (assim como as casas da igreja primitiva). É pôr os solteiros em famílias, dando exemplos divinos como o da mulher mais velha para a mulher mais jovem.

Semana 4: Diretrizes práticas para crianças nas células. Falaremos sobre dicas para células de crianças e sobre o que outros estão fazendo para ministrar às crianças em células. Também observaremos algumas armadilhas e como escapar delas.

O que você pensa sobre crianças na igreja em células? Por favor, sinta-se livre para comentar.

Pr. Joel Comiskey
07 de maio de 2012

Leia mais textos sobre o tema:

Crianças na Igreja em Células

Mantenha as Gerações Conectadas

Fundamentos Bíblicos para Crianças na Igreja em Células

É Preciso uma Célula

Jesus e as Crianças
Recebendo as Crianças na Família de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário