quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ceia do Senhor ou "Santa Ceia"?

Interessante. Pelo que sei todos os reformadores rejeitaram essa denominaçao Santa Ceia, que é algo totalmente católico, ligado a Eucaristia. Mas posso estar equivocado.
 
O que temos na Biblia é a Ceia do Senhor, que nao é caracterizada como santa. É apenas um momento solene, especial. Até podemos considerá-lo sagrado no sentido de muitissimo especial. Mas dai a chamá-lo de SANTO.... Talvez nao seja o caso. 
 
Os batistas entendem que a Ceia do Senhor é a SEGUNDA ORDENANÇA do Senhor Jesus, sendo a primeira o batismo. E só.
 
Mas nao temos frequencia definida para sua realizaçao. Algumas igrejas a tem mensalmente. Outras, bimensalmente. Outras, a cada semana ou quinzenal. Até nisso a autonomia das igrejas locais batistas é livre. 
 
Mas concordo, plenamente, que é um momento impar na vida da igreja. É um memorial da MORTE do Senhor Jesus, quando ele instruiu que se ANUNCIASSE sua morte até que Ele venha (parousia).
 
Interessante, é um momento FUNDAMENTAL E IDEAL para se perguntar se alguem presente que ainda nao tem Jesus como Salvador e Senhor quer publicamente aceitá-lo, no meu entender. Momento propicio para apelar ao pecador (no melhor sentido).
 
A mensagem central da Ceia do Senhor está muito bem exposta por Paulo na Primeira Carta aos Corintios cap.11. v23 até 29.
 
A atençao especial se deve dar ao verso 28. Se for bem exposto o que dele emana, a Ceia DEVE ser aberta, ou seja, todos presentes sao convidados a participar. Na minha opiniao a Ceia restrita, semi-restrita ou semi-aberta, trás dificuldades para a Igreja. Pois quem é que vai censurar e dizer que este ou aquele nao pode ceiar? Por isso o EXAMINE-SE POIS A SI MESMO...
 
Claro, lembrando, minha ótica é a batista, sem radicalismo, dogmatismo ou sectarismo.
 
O entendimento das igrejas locais diferencia em que dessas posiçoes?
 
Alguem sabe como é no meio metodista, assembleiano e presbiteriano?
 
Sei que episcopais e luteranos consideram a Ceia do Senhor como Sacramento. Mas isso é um dogmatismo. 
 
Parece que presbiterianos e metodistas tambem, mas nao estou certo. 
 
E ainda tem a questao da transubstanciaçao, consubstanciaçao e apenas memorial. Os batista consideram apenas o memorial.
 
Abracos
 
jose fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário