terça-feira, 19 de março de 2013

DOMINGO DE PASCOA OU DE CHOCOLATE?

Florencio de Ataides

O que é Páscoa? Qual tem sido o seu sentido para a humanidade.

Para muitos, especialmente em nossa cultura, é o dia seguinte ao sábado de “Aleluia” ou, ainda, o dia de comer as guloseimas deliciosas preparadas para serem consumidas nesta época: os famosos “ovos de páscoa”. Quem não gosta? É claro que é muito bom comer chocolate, principalmente quando não temos problemas de saúde ou não estamos acima do peso! Comer chocolate é bom demais!

Mas, afinal, o que é Páscoa? Qual o verdadeiro sentido da Páscoa?
A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach, que significa passagem. A celebração da Páscoa entre os judeus marcava o episódio da morte dos primogênitos – a décima praga. Israel foi liberto da escravidão egípcia por Moisés. Naquela noite, sob orientação divina, eles prepararam-se para partir do Egito: mataram o cordeiro, símbolo de Jesus, e passaram seu sangue sobre os umbrais das portas; quando o anjo da morte passou, à meia-noite, não atingiu nenhum dos israelitas.

Por ocasião desta festa judaica, Jesus celebrou a Páscoa com os seus discípulos, trazendo um novo simbolismo para a nova religião que nascia: o Cristianismo. Foi a última ceia partilhada por Jesus e os seus discípulos. Naquela oportunidade, o Senhor instituiu a Santa Ceia.

Após ter sido morto e sepultado, no terceiro dia, no domingo, o Senhor Jesus ressuscitou e levantou-se da sepultura vencendo a morte. Por isso, nessa data é comemorada a Sua ressurreição.

A Páscoa é o evento religioso-cristão considerado a mais importante festa da cristandade. Páscoa para nós, que cremos no Senhor Jesus, é mais que ganhar, dar, vender, comprar “ovos” de chocolate ou deliciar-se com guloseimas. É o dia em que celebramos a ressurreição do Mestre da Galileia, que morreu, mas ressuscitou e está vivo para todo sempre. Aleluia!

Ele Vive!!!

Pr. Florencio de Ataides - Presidente da Mispa.
www.iprb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário