segunda-feira, 15 de julho de 2013

BASES BÍBLICAS PARA ADORARMOS A CRISTO JESUS

"Eu Sou Yahweh, o SENHOR, teu Deus, que te fez sair da terra do Egito, da casa da escravidão!
Não terás outros deuses além de mim."

O único digno de adoração, reverência e profundo respeito é o Senhor nosso Deus representado pelo tetragrama YHWH, cuja pronúncia correta se perdeu no tempo. Isso se deu principalmente porque na escrita dos originais bíblicos do Antigo Testamento em hebraico não havia consoantes, apenas vogais. As consoantes foram introduzidas mais tarde em caracteres diferentes das consoantes para facilidade de leitura. Introdução feita na era Cristã pelos essênios. Outra causa para isso era a reverência e o respeito ao nome YHWH que muito raramente era usado. Por isso são usadas as expressões Elohim, a mesma usada em Gênesis 1.1. O nome divino de Elohim que é uma expressão plural de El ou Eloah onde se tem mais de uma pessoa, mas sempre com o mesmo caráter e unidade.

Outro nome usado é Adonai, muitas vezes traduzido por Senhor. Os tradutores da Bíblia para o grego não usaram o termo YHWH e sim o termo Senhor para substituí-lo. Temos em português a versão da Sociedade Bíblica Britânica que usa o termo Jeová para o equivalente ao tetragrama YHWH (http://www.bibliaonline.com.br/tb).

No Novo Testamento temos o próprio Senhor Jesus Cristo (Messias) respondendo a Satanás no monte da tentação:-

Lucas 4. 8 “E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.”

Se o próprio Senhor Jesus sabia da importância da adoração ao nome de YHWH (Deus), então porque Ele aceitou a adoração várias vezes durante o seu ministério? Porque era o Verbo eterno encarnado, pois foi o próprio Jeová fazendo-se homem, fazendo-se servo. Amou-nos com um tão grande amor (ágape) que foi levado a dar a Sua vida na cruz, onde se fez maldição em nosso lugar. No Getsêmane sofreu a maior das dores, a espiritual, a ponto de transpirar sangue. E no Gólgota morreu a mais terrível e humilhante das mortes, a morte naquela maldita cruz.

Vamos aos textos do Novo Testamento onde Cristo Jesus, o Messias, é adorado:

Mat. 2.2 Dizendo: “Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.”

Mat. 2. 11 “E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.”

Mat. 8. 2 “E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.”

Mat. 9. 18 “Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.”

Mat.14. 33 “Então se aproximaram os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.”

Mat.15. 25 “Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!”

Mat. 20. 20 “Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido.”
Mat. 28. 9 “E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram.”

Mat. 28. 17 “E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.”
Lucas 5. 8 “E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.”

Lucas 24. 52 “E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém.”

João 9. 38 “Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.”

João 28. 28 “E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!”

Hebreus 1:6 “E, quando outra vez introduz no mundo o Primogênito, diz: E
todos os anjos de Deus o adorem.”

Há algumas pessoas que têm alterado algumas traduções trocando o termo adoração, por prestar culto, colocar-se em posição de respeito e veneração. Ora, o culto, o respeito e a veneração são devidos apenas a Jeová, o Eterno, o Criador, o El Shadai (Todo Poderoso), a ninguém mais. Sendo assim, vemos que o Senhor Cristo é a expressão viva de YHWH.

Ivo Gomes do Prado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário