domingo, 13 de outubro de 2013

O DIABO ESTÁ PRESO?

E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.” Judas 1:6-7

Eu não creio que o diabo esteja preso, o próprio texto não cita como se o diabo especificamente esteja. Uma das principais regras de interpretação de textos, especialmente para a Bíblia Sagrada é que não podemos fazer doutrina baseando-nos em um verso isolado, mas sim no conjunto tanto do capítulo, do livro, como também de toda a Bíblia.

No mesmo livro de Judas vemos a citação do diabo disputando com o arcanjo Miguel acerca do corpo de Moisés. Ora, se o diabo disputou, contendeu com o arcanjo é porque ele não está preso.

Nos textos dos evangelhos dizendo sobre a tentação sofrida por Jesus, foi o próprio diabo em pessoa que tentou o Senhor e não um demônio ou anjo mau especialmente enviado para isso.

E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;
E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome.”Lucas 4:1-2

Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;" João 14:30  Quem no caso é o príncipe deste mundo? Sem dúvida alguma é o próprio diabo. E se ele se próxima é porque não está encarcerado.

Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;” Efésios 2:2
Vemos aí satanás (diabo) operando nos filhos da desobediência. Se opera é porque solto. Alguém pode até dizer que esse príncipe não é satanás. Mas pela interpretação feita do verso de Judas todos os anjos caídos estariam presos, e isso sabemos que não aconteceu com todos os anjos caídos porque temos anjos maus operando em toda a história da humanidade. A mesma regra de interpretação deve servir para a Bíblia toda nunca comportando raciocínios ou regras diferentes, pois isso se revelaria incoerência nossa.

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”1 Pedro 5:8 Onde o diabo anda mesmo? Em derredor dos salvos. Sendo em derredor é porque está o diabo está solto.

E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.”Apocalipse 12:10
E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.” Jó 1:6

O diabo se apresenta sempre diante de Deus para nos acusar. Coloquei os dois versos acima para mostrar que o diabo está solto. No primeiro verso vemos ele sendo expulso do céu, no caso do terceiro céu.

E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.” Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.” Apocalipse 20:1-2 Se o diabo já estava preso, porque ele foi preso novamente? Só é preso quem está solto.

Aí vemos claramente que nesses mil anos não haverá interferência dele sobre as nações da terra exatamente porque está preso. E preso sem ação alguma.

Então qual é a interpretação dos anjos aprisionados?

Vemos no texto de Judas que esses anjos ficarão aprisionados até o dia do juízo. Por “dia do juízo” podemos interpretar como o sendo dia da grande tribulação. São criaturas terríveis que vão por certo horrorizar quem estiver vivo nesse tempo. A qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates.” Apocalipse 9:14

Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.”Gênesis 6:2
Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.”Gênesis 6:4

Quem seriam esses filhos de Deus? Há várias interpretações sobre isso como os filhos de Deus serem a descendência de Sete e as filhas dos homens serem a descendência de Caim. Mas nunca no Antigo Testamento homem algum foi chamado filho de Deus. Outra interpretação seria que foram os próprios anjos que desceram à terra cometendo esse pecado. E por isso também caíram em desgraça sendo encerrados em prisões. Deus enviou o dilúvio sobre a terra porque algo de muito terrível havia acontecido corrompendo toda a raça humana que, segundo alguns cálculos, já estaria na casa dos bilhões de habitantes. E apenas a linhagem direta de Noé e seus filhos e noras não haviam se misturado à descendência desses anjos terríveis e também foram os únicos a serem fieis a Deus. Foram os únicos a serem salvos da destruição da raça humana.

Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.” Mateus 22:30. Esse verso tem sido citado para refutar essa interpretação dizendo que os anjos não se casam. Mas observem que isso acontece com os anjos no céu e não na terra. Na terra ainda vemos anjos se alimentando quando visitaram Abraão, e também anjos sendo desejados para relações sexuais como nas cidades de Sodoma e Gomorra.

Com isso também é explicado as grandes e indecifráveis construções antigas como as pirâmides e outras, as quais seriam impossíveis ao homem pós-diluviano. Mas isso já é assunto para outro estudo.

Por hora é isso que temos.

Ivo Gomes do Prado.





Um comentário:

  1. Só que o diabo não é onipresente cara, então isso me leva a creer que quando se fala de diabo esta falando de demônios que são todos farinha do mesmo saco sendo assim todos levando o nome de diabo.

    ResponderExcluir