sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Formação de discípulos - "Cada casa uma igreja, todos os discípulos obreiros"


FORMAÇÃO DE DISCÍPULOS



"Cada casa uma igreja, todos os discípulos obreiros"

Jesus chama e comissiona todos os nascidos de novo para serem discípulos, obreiros, ceifeiros da seara do Senhor. Ninguém é chamado para ficar nos bancos das nossas Igrejas, nem para ser apenas um simples membro de banco ou de programas. Disso o Senhor pedirá contas tanto dos crentes em geral, como e, principalmente, das lideranças que acabam enterrando, desperdiçando os talentos dos membros que o Senhor colocou em suas mãos. 

O exemplo de Jesus Cristo

Jesus se preocupou com as multidões? Mateus 9.36-38.

Conquistou mais de 500 discípulos (I Coríntios. 15.6) dos quais 12 eram os mais próximos. A estes ele chamou, consolidou, treinou e enviou.

Porque Jesus não dedicou muito tempo às multidões? Dedicou a maior parte do Seu ministério terreno aos doze que lhe eram próximos, que são chamados de discípulos e após o Pentecostes passam a ser chamados de apóstolos.

Após Sua ressurreição comissiona os Seus discípulos conforme lemos em Mateus 28: 18-20, Marcos 16.15-20 e Atos 1.8.

- Derramou o poder do Alto aos 120 conforme lemos em  Atos 2. Também em Samaria, Atos 8.14-17; a Paulo, Atos 9.17; aos gentios na casa de Cornélio, Atos 10.44-46; a Apolo, Atos 18.24-26 e aos doze de Éfeso, prováveis discípulos de Apolo, Atos 19.6. Esse mesmo poder tem sido derramado sobre a Igreja através da história e hoje também a todos quantos o buscam sinceramente.

Segredo do discipulado eficaz:

Amou-os:João 13.1 - "Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim."

Foi exemplo para eles "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também."João 13:15. "Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas." 1 Pedro 2:21


O Senhor nos comissiona hoje para a pregação do evangelho: "E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas." Romanos 10:15


Assim como Jesus amou e capacitou os seus discípulos, também hoje, através dos líderes que deve amar e capacitar os seus liderados. Uma das qualidades essenciais do líder é a de formar outros líderes iguais a ele, ou seja, iguais ao supremo Pastor Jesus Cristo.

Paulo

O grande segredo do apóstolo Paulo era dedicar a maior parte do seu tempo em treinar os alcançados. Paulo evangelizava, discipulava, consolidava, treinava e os enviava com pouco tempo de vida cristã. Isso porque nesse pouco tempo esses discípulos alcançavam maturidade espiritual. O grande exemplo que tempos foi em Éfeso. Nessa cidade, em menos de dois anos, tanto Paulo quanto os discípulos que o Senhor lhe deu, alcançaram todas as cidades da Ásia Menor. Especialmente as sete cidades onde estavam as sete Igrejas a quem o livro do Apocalipse foi dedicado. "E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia (Menor) ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos." Atos 19:10

O apóstolo Paulo pede aos seus leitores que o imitem. Em I Coríntios 4.14-16 fala que "os havia gerado e que fossem seus imitadores (discípulos)".

Em I Coríntios 11. 1-2, pede que o imitassem como ele imitava a Cristo, os louvava porque retinham as tradições (ensinamentos) exatamente como ele as havia transmitido.

Outras passagens:- Filipenses 3.17, I Tessalonicenses 1.6-7 – Não só haviam imitado a Paulo como também eram modelo para os crentes de outras cidades e países, fato que é mencionado no capítulo 2.14; além de imitar a Paulo, as igrejas imitavam as igrejas da Judeia.

Hoje é a volta para Jerusalém, deixando o modelo de Roma = 4 paredes, liturgias, legalismos, clero, programações sem fim, etc. 

Novamente repetido em II Tessalonicenses 3. 7 - "Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós," 2 Tessalonicenses 3:7

Paulo também aconselha Timóteo a permanecer naquilo que havia aprendido – II Timóteo 3.14; observe bem a profundidade de II Timóteo 1. 13 - "Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você aprendeu de mim".

II Timóteo 2.2 - "E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos (honestos e capazes) para também ensinarem os outros." – Paulo aconselha Timóteo a passar a homens fiéis (discípulos) os ensinamentos recebidos.

O que ele recebeu do apóstolo? - Caráter, sabedoria, unção, dons, ministérios, etc. Timóteo devia passá-lo a outros. 

Observe a cadeia a ser formada:-
  • Paulo havia passado os ensinamentos a muitos discípulos, um deles era Timóteo. 
  • Timóteo passaria a outros discípulos fiéis aquilo que havia recebido de Paulo. 
  • Cada discípulo do grupo liderado por Timóteo seria capacitado a passar os ensinamentos a outros discípulos. 
  • Estes passariam a outros grupos de discípulos fiéis,
E assim por diante...

Ivo Gomes do Prado.

Este é o modelo neotestamentário que deve ser seguido pelas Igrejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário