sábado, 6 de setembro de 2014

Sintomas do câncer de próstata

Sintomas do câncer de próstata

O câncer de próstata é uma patologia provocada a partir do crescimento anormal das glândulas da próstata. Em muitos casos, o processo de desenvolvimento da doença se dá lentamente e poucos pacientes percebem sua evolução. Para boa parte dos pacientes, um diagnóstico de câncer de próstata em sua fase inicial é raro, uma vez que a doença silenciosamente no início e poucos pacientes apresentam sintomas claros.

Isso torna a doença preocupante, pois, a ausência de sintomas não significa que o paciente está saudável. Da mesma forma, a presença de alguns dos sintomas não necessariamente indica o seu diagnóstico. Alguns dos sintomas deste tipo de câncer, por exemplo, também são comuns em HPB (hiperplasia prostática benigna) ou prostite.

Alguns sinais devem ser observados com atenção, especialmente no caso de homens a partir de 50 anos de idade, que estão mais propensos a desenvolver a doença.
Sintomas do câncer de próstata
Problemas de micção

A micção é o processo no qual a urina armazenada na bexiga é expulsa, através da uretra, para o exterior do organismo. Vários dos sintomas do câncer de próstata estão ligados à micção. Assim, quando há jatos de urina muito fracos ou reduzidos, necessidade frequente de urinar e a sensação de que a bexiga não se esvaziou completamente é preciso ficar atento.
Além disso, dificuldades para iniciar a passagem da urina e para interromper o ato de urinar, urinar em gotas ou jatos sucessivos, ou ainda, necessidade de fazer força para manter o jato de urina também são sintomas da doença.
Dores

Dores localizadas também podem ser consideradas sintomas do câncer de próstata. Dores na lombar, sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos) são alguns dos indícios que devem ser considerados em uma avaliação médica. Porém, outros sintomas menos comuns também podem ser identificados, tais como: dor durante a passagem da urina, dor ao ejacular e dor nos testículos.
Disfunção erétil

Outro sintoma do câncer de próstata está ligado à dificuldade de conseguir ou manter a ereção. Muitos pacientes apresentam disfunção erétil como um dos sintomas comuns da doença.
Presença de sangue na urina e/ou esperma

É um sintoma raro, mas presente em alguns casos. Trata-se da presença de sangue na urina ou no esperma.

Vale lembrar que o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas em fase inicial, mas eles podem ocorrer em alguns casos específicos ou em estágios mais avançados da doença. Por isso, a prevenção é ainda o melhor remédio.

Indica-se que homens a partir dos 45 anos façam o exame de toque retal pelo menos uma vez ao ano como forma de avaliar a saúde da próstata. Além disso, uma dieta saudável, rica em fibras e exercícios físicos regulares também são uma maneira eficiente de prevenção.

Quer saber saber mais sobre o assunto? Acesse nosso blog e mantenha-se informado!

https://grupodeandrologia.com.br/sintomas-cancer-de-prostata/#.VAr7LGRmhng

Home » Blog » Cuidados » Sintomas Do Câncer De Próstata
Tags: câncer > pacientes > próstata > sintomas

Nenhum comentário:

Postar um comentário