quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

LEITURA DIÁRIA DA BÍBLIA DIA 09/02/17 - LEVÍTICO 10 E 11.

LEITURA DIÁRIA DA BÍBLIA DIA 09/02/17 - LEVÍTICO 10 E 11.

Levítico 10  King James Atualizada

- NADABE E ABIÚ APRESENTAM FOGO ESTRANHO PERANTE O SENHOR E SÃO FULMINADOS.

1 Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu queimador de incenso, colocaram incenso dentro, puseram fogo e o apresentaram a Deus, o SENHOR, como oferta. Contudo, não fizeram isso de acordo com as leis de Deus, e por isso Ele não aceitou a oferta deles. 2 De repente, partiu de diante do SENHOR, uma labareda que os aniquilou, e pereceram ali mesmo, onde Deus estava.

3 Disse então Moisés a Arão: “Foi isso que o SENHOR declarou, quando disse: ‘Aqueles que se aproximam de mim, devem honrar minha santidade, e diante de todo o povo demonstro a minha Glória!’” Arão, contudo, guardou silêncio.

4 Então Moisés convocou Misael e Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e ordenou-lhes: “Aproximai-vos e tirai vossos parentes da frente do santuário e levai-os para fora do acampamento!” 5 Eles aproximaram-se e os puxaram pelas túnicas, para fora do acampamento, de acordo com as ordens de Moisés. 6 Disse Moisés a Arão e a seus filhos, Eleazar e Itamar: “Não desgrenheis os vossos cabelos e não rasgueis as vossas vestes em sinal de luto, para que não morrais também; e a ira do SENHOR se levante contra toda a comunidade. Contudo, vossos parentes e todo o povo de Israel poderão prantear por aqueles que o SENHOR destruiu por meio do fogo. 7 Não deixeis a entrada da Tenda do Encontro para que não morrais, visto que fostes ordenados com bálsamo sagrado da unção!” E eles fizeram tudo conforme Moisés lhes ordenara.

- LEMBRANÇA DA PROIBIÇÃO DO SACERDOTE MINISTRAR APÓS TER TOMADO BEBIDAS ALCOÓLICAS. (teria sido este o pecado de Nabade e Abiú?)
- Hoje não podemos nos apresentar perante o Senhor de forma relaxada, pois Ele não nos aceitará.

8 Depois o SENHOR falou a Arão e orientou-o: 9 “Quando vierdes à Tenda do Encontro, tu e teus filhos contigo, não bebais vinho nem bebida fermentada: isso para que não morrais. Essa é uma lei perpétua para todos os vossos descendentes. 10 E isso sempre que tiverdes de separar o sagrado e o profano, o impuro e o puro, 11 e quando ensinardes aos filhos de Israel todos os preceitos que o SENHOR estabeleceu para vós, por intermédio de Moisés!”

- DAS PORÇÕES DOS SACERDOTES

12 Moisés disse a Arão e a seus filhos sobreviventes, Eleazar e Itamar: “Tomai a oblação, a oferta de cereal, que sobrou das ofertas dedicadas ao SENHOR, preparadas no fogo, e comei-a sem fermento junto ao altar, porquanto é santíssima. 13 Comê-la-eis no lugar sagrado: é a parte estabelecida, para ti e para teus filhos, das oferendas queimadas ao SENHOR; assim, pois, me foi ordenado. 14 O peito ritualmente movido e a coxa ofertada, tu, teus filhos e tuas filhas contigo, podereis comer num lugar cerimonialmente puro; essa porção foi concedida a ti e a teus filhos como parte das ofertas de comunhão dos filhos de Israel. 15 A coxa de tributo e o peito de apresentação que acompanham as gorduras queimadas te pertencem, a ti e a teus filhos contigo, depois de terem sido oferecidos em gesto ritual de apresentação diante do SENHOR; isso em vista da lei perpétua, conforme ordenou o SENHOR!”

16 Depois Moisés inquiriu diligentemente, por toda parte, sobre o bode da oferta pelo pecado e descobriu que já fora queimado. Ao saber disso, irritou-se contra Eleazar e Itamar, os filhos que ficaram vivos, e interrogou: 17 “Por que não comestes a carne da oferta pelo pecado no Lugar Santo? É coisa santíssima que vos foi concedida para remover a culpa da comunidade, fazendo sobre ela o rito da expiação diante do SENHOR. 18 Visto que o sangue dela não foi levado para o interior do santuário, ali devíeis comer a carne conforme ordenei!” 19 Então Arão ponderou a Moisés: “Eis que eles ofereceram hoje seu sacrifício pelo pecado e seu holocausto diante do SENHOR! Contudo, e essas coisas que se passaram comigo? Será que teria agradado ao SENHOR se, hoje, eu tivesse comido a oferta pelo pecado?” 20 Moisés ouviu essa explicação e pareceu-lhe razoável.
Levítico 11  King James Atualizada

- LEIS SOBRE OS ANIMAIS LIMPOS E OS IMUNDOS

- Animais da terra:
1 Então disse o SENHOR Deus a Moisés e a Arão: 2 “Orienta, pois, os filhos de Israel: De todos os animais que vivem na terra, estes são os que podeis comer: 3 Todo animal que tem casco fendido e dividido em duas unhas, e que rumina. 4 São as seguintes espécies das quais não podereis vos alimentar, dentre aqueles que ruminam ou mesmo que têm casco dividido: Tereis, portanto, como impuro o camelo porque, embora sendo ruminante não tem o casco fendido; 5 tereis como impuro o coelho porque, embora sendo ruminante, não tem o casco fendido; 6 tereis como impura a lebre porque, embora sendo ruminante, não tem o casco fendido; 7 tereis como impuro o porco porque, apesar de ter o casco fendido, partido em duas unhas, não rumina. 8 Não comereis da carne deles nem tocareis seu cadáver, e vós os tereis como impuros.

- Animais que vivem nas águas:
9 Dentre tudo aquilo que vive na água, podereis comer o seguinte: Tudo o que tem barbatanas e escamas e vive na água dos mares e dos rios podereis comer. 10 Contudo, todos os animais que não têm barbatanas e escamas, nos mares e nos rios, todos os animaizinhos que infestam as águas e todos os seres viventes que nela se encontram, vós os tereis como imundos. 11 Serão para vós imundos, não comereis sua carne de modo algum e abominareis seus cadáveres. 12 Tudo o que vive na água sem ter barbatanas e escamas será para vós imundo.

- Das aves e animais voadores:
13 Dentre as aves, tereis por imundas e não comereis delas, pois são impuras, as seguintes: as águias, os urubus, as águias marinhas, 14 os açores, os falcões, 15 qualquer espécie de corvo, 16 as corujas, as gaivotas, as avestruzes e qualquer espécie de gavião; 17 os mochos, os corvos-marinhos, as íbis, 18 as gralhas, os pelicanos, os abutres, 19 as cegonhas, as garças, as poupas e também qualquer espécie de morcego.

- Dos insetos
20 É também impuro todo inseto que anda e que voa; 21 mas podereis vos alimentar dos insetos que têm pernas que saltam. 22 Podereis comer, portanto, toda espécie de gafanhotos e grilos. 23 Mas todos os outros insetos que enxameiam, que têm asas e se movem pelo chão com quatro pés, vós os tereis como imundos e proibidos a vossa alimentação.

24 Contraireis a impureza deles; todo aquele que tocar seu cadáver ficará igualmente imundo até a tarde. 25 Todo aquele que transportar seu cadáver deverá lavar suas vestes e ficará impuro até o pôr do sol. 26Quanto aos animais que têm casco, porém não dividido, e que não ruminam, vós os considerareis impuros; todo aquele que os tocar ficará imundo. 27Todos os animais de quatro patas que caminham sobre a planta dos pés serão para vós impuros; todo aquele que tocar seu cadáver ficará igualmente impuro até a tarde, 28e todo aquele que transportar seu cadáver deverá lavar as vestes e ficará impuro até o pôr do sol. Esses animais são considerados impuros para vós.

- Dos roedores e répteis.
29 Dentre os animais que se arrastam pelo chão, são os seguintes os que considerareis imundos: todas as espécies de ratos, toupeiras, lagartos grandes, crocodilos, 30 lagartos da areia, lagartos pintados, lagartixas, camaleões. 31 Dentre todos os répteis, esses são aqueles que considerareis impuros. Todo aquele que os tocar quando estiverem mortos ficará imundo até o pôr do sol. 32 Todo objeto sobre o qual cair um deles, estando morto, torna-se impuro: todo utensílio de madeira, veste, couro, saco, enfim, qualquer utensílio. Será imerso em água e ficará impuro até a tarde; depois voltará a ficar puro. 33 Toda vasilha de argila na qual for depositado ou cair um deles, ou ainda parte de seus corpos, deverá ser quebrada; seu conteúdo tornou-se, portanto, absolutamente impuro. 34Todo alimento que se come será impuro, ainda que seja só umedecido com essa água; e toda bebida que se bebe, qualquer que seja, se tornará impura em contato com essa vasilha. 35 Tudo aquilo sobre o qual for depositado ou cair um de seus cadáveres, ou mesmo parte de seus corpos, será considerado imundo; forno e estufa serão destruídos, pois tornaram-se igualmente impuros e serão proibidos para vós. 36 Mas se cair numa fonte ou numa cisterna onde se recolhe água em grande quantidade, ela permanece pura; entretanto, quem tocar no cadáver ficará também imundo. 37 Se algum dos seus cadáveres cair sobre uma semente qualquer, permanecerá pura; 38 porém, se o grão foi umedecido com água e um dos seus cadáveres cair sobre ele, vós os tereis por impuro.

- Dos animais que servem de alimento, mas que morreram por outros motivos:
39 Se morrer um dos animais que vos servem de alimento, quem tocar seu cadáver ficará impuro até a tarde; 40 quem comer da sua carne deverá lavar suas vestes e ficará imundo até à tarde; quem transportar seu cadáver deverá lavar suas vestes e ficará também impuro até a tarde.

Dos animais que se arrastam pelo chão.
41 É, portanto, proibido comer qualquer animal que se arrasta pelo chão; esses animais são impuros. 42 Tudo que se arrasta sobre o ventre, quer caminhe sobre patas ou com o auxílio de muitos pés, enfim, todos os animais que se movem rente ao chão, vos são proibidos como alimentos, pois são imundos. 43 Não vos torneis vós mesmos, imundos, com todas essas espécies de répteis que andam de rasto, não vos contamineis em contato com eles e não sejais contaminados ao vos alimentardes deles. 44 Porquanto Eu Sou Yahweh, o vosso Deus. Fostes santificados e vos tornastes santos, pois que Eu Sou santo; não vos torneis, portanto, impuros com todos esses animais que rastejam sobre o pó da terra. 45 Sou Eu, Yahweh, que vos fiz subir da terra do Egito para ser o vosso Deus: sereis, portanto, santos. Porque Eu Sou santo!

46 São essas as leis a respeito dos animais e das aves, de todos os animais que vivem na água e de todos os animais que se arrastam sobre o pó da terra. 47 Fareis, portanto, a devida separação entre o que é impuro e o que é puro, entre os animais que são próprios para servir de alimento e os que são impróprios!”


Bíblia King James Atualizada (Português) © 2012 Abba Press. Usado com permissão.

Bible Hub

Nenhum comentário:

Postar um comentário