segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO CRENTE.

O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO CRENTE.
Estudo Bíblico - Pr. João Bovolini


Não anseio com esta pequena abordagem sobre o Espírito Santo, ter a pretensão de afirmar que toda a verdade sobre este assunto se resume ao que estou expondo abaixo, no entanto comparado a alguns estudos que encontramos na internet, que mais se assemelham com "Extintores do Espírito", creio ser este estudo uma boa explanação do que ensina as Escrituras!

O Espírito Santo é Deus, é o "Outro Consolador" (João 14:16 ) que, conforme prometido por Jesus, está operando diretamente na edificação da Igreja em nossos dias.
A operação do Espírito Santo tem se manifestado das seguintes
maneiras:

1. O Espírito que convence o mundo do pecado:

 João 16:8 "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo".
a) Seu poder de convencer pode levar o homem à Salvação em Cristo;
b) Seu poder de convencer pode levar o homem a pedir perdão a quem lhe tenha ofendido;
c) Seu poder de convencer pode levar o homem a perdoar a quem lhe tenha ofendido;
d) Seu poder de convencer pode levar o homem a adorar a Deus.
 Portanto sem a atuação sobrenatural do Espírito Santo em nos
convencer, morreríamos em nossa teimosia de mortos no pecado.

2. O Espírito que Sela para a Salvação.

 Efésios 1:13 "Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa";
 Ocorrendo o convencimento e a crença atrelada à aceitação de Sua oferta salvífica, o Espírito Santo sela o crente para a Vida Eterna. É a garantia de salvação! "Nos tempos bíblicos, o selo era usado para designar a posse de uma pessoa sobre alguma coisa por ela selada. O selo indica posse, propriedade. Fomos selados com o Espírito Santo quando aceitamos a Cristo como nosso Senhor e Salvador. Hoje, pela fé, somos propriedade de Deus. Quando Cristo voltar para buscar a sua igreja, subiremos com Ele, pois o Senhor virá buscar aqueles que lhe pertencem". Fonte: Bereiano
 Para ser selado não é o suficiente aceitar a Salvação, temos que aceitar o Senhorio de Jesus Cristo!
 Se não desejamos ter a Jesus como nosso Dono, pois somente os selados são de propriedade Dele, Seu Espírito não irá nos selar. Por isso, tome muito cuidado com o tipo de decisão que você tomou ao aceitar a Jesus, ou seja, Ele é mesmo teu Senhor ou Salvador, ou você deseja apenas se livrar do inferno?
 Se você aceitou a Jesus como Senhor, tem que viver a Sua vontade em sua vida! Lucas 6:46 "E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?"
3. O Espírito que faz morada.
 1 Coríntios 3:16. "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?"
 O Espírito Santo, tão logo o homem convencido de seu pecado crê na Palavra, passa a fazer habitação nele.
 A isso denominamos "ter o Espírito Santo". "E, havendo dito isto,
assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo". João 20:22
 Uma pessoa salva e comissionada deve ter o Espírito Santo e em seguida ser cheia e transbordar Dele produzindo assim maravilhas que edificam a si e à igreja.
 Os apóstolos receberam o Espírito Santo em João 20:22 "Recebei o Espírito Santo" e foram Batizados em Atos 2:4 "E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem".
4. O Espírito que nos supre.
 Efésios 5:18 "E não vos embriagueis com vinho, em que há
contenda, mas enchei-vos do Espírito";
 Paulo escreveu isso à igreja de Éfeso e igreja é uma congregação
de salvos, de pessoas que tem o Espírito Santo. Portanto ele ordenou para que pessoas que tem o Espírito Santo se encham Dele!
 Ter o Espírito presente é bom, mas encher-se Dele é excelente!
Temos que ter o Espírito Santo Presente e Presidente!
 Temos que preencher por completo todos os espaços possíveis de nossa vida. E, somente Ele pode fazer isso!
5. O Espírito no qual somos Batizados.
 Lucas 24:49 "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder".
 O Batismo no Espírito Santo é revestimento de Poder para a
capacitação do crente em realizar maravilhas para a edificação da Igreja. Foi um evento único, mas cujos efeitos abrangem os crentes de todos os lugares e épocas, ou seja, não importa se você estava ou não no Cenáculo, você precisa sim receber o Batismo no Espírito Santo!
 Todo o homem que é convencido pelo Espírito, convertido pelo
Espírito, selado pelo Espírito, que tem o Espírito, que frutifica no Espírito, que se enche do Espírito deve se certificar que o Revestimento de poder esteja em Sua vida através do Batismo no Espírito Santo.
 Creio que não foi por outra razão, que os apóstolos se preocupavam em saber se as pessoas passaram por esta experiência mesmo estando fora do Cenáculo: "Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).
Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo". Atos 8:15-17.
 Se o Batismo no Espírito Santo fosse o selo da promessa, ou o ter oEspírito Santo, ou simplesmente o ser Cheio do Espírito Santo e o Pentecostes tivesse efeitos hereditários, ou seja, transmitidos
automaticamente ao aceitarmos a Jesus, não haveria necessidade de que se orassem para que outros cristãos recebessem o Espírito Santo.
 Portanto é evidente que o Batismo no Espírito Santo é uma bênção distinta do receber o sêlo e a habitação do Espírito.
 Repito: O Batismo no Espírito é Revestimento para capacitação à obra de edifficação! Paulo nos advertiu: "Não extingais o Espírito". 1 Tessalonicenses 5:19; "Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas". 1 Coríntios 14:39 ;
 Mas parece que estamos fazendo exatamente o contrário, quer pelo desinteresse em buscar os dons, quer por não acreditar em sua necessidade, quer por acreditar que foram extintos no primeiro século.
6. O Espírito que nos faz produzir fruto para uma vida de santidade.
 Efésios 5:9 "(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade)";
 Este é um ponto de extrema importância, pois sem o fruto do
Espírito, não se pode afirmar que uma pessoa o tenha dentro de si. "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança". Gálatas 5:22
 Se você acredita ter sido salvo, selado e tem o Espírito Santo, mas não ama, não sente alegria da salvação, (só se alegra quando alguma coisa na terra dá certo), não vive em paz, não é paciente, não é bondoso, não tem fé, é agressivo e desequilibrado, comece a orar hoje mesmo para que Jesus mude a tua vida! Você está vivendo como um religioso e não como um salvo cheio do Espírito Santo!
Enfim, sejamos vigilantes, pois o adversário tem trabalhado
incansavelmente para tentar nos furtar o nosso bem tão precioso que é a presidência do Espírito Santo em nossas vidas e em nossas igrejas!

Pastor João Bovolini

Nenhum comentário:

Postar um comentário